top of page

A MARCENARIA E O MARCENEIRO

Marcenaria é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil.


A marcenaria evoluiu da carpintaria, sendo que o profissional nesta área trabalhava principalmente com madeiras nobres como: cedro, cerejeira, imbuia, mogno, marfim, ipê. No entanto na atualidade a profissão de marceneiro sofreu algumas mudanças. Visando a extinção da derrubada de matas nativas, as marcenarias trabalham hoje com madeiras provenientes de plantio regularizado e próprio para esse fim, seja para o fornecimento da madeira bruta, ou chapas preparadas através das fibras destas, como exemplo, o OSB (Oriented Strand Board) e o MDF (Medium-Density Fiberboard).

          O marceneiro deve possuir o dom da criatividade

O marceneiro deve possuir o dom da criatividade, além de amplo conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, para assim evitar qualquer tipo de acidente.
A marcenaria não apenas está relacionada à fabricação de móveis, mas está ligada também ao trabalho artesanal. Mesmo o marceneiro moderno fazendo uso de máquinas para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão. O marceneiro pode tanto produzir móveis planejados, de grande porte, como peças detalhadas, únicas, exclusivas, verdadeiras obras de arte. Profissão que tem sua origem nos tempos bíblicos e que é comemorada hoje em homenagem ao Dia de São José, pai de Jesus na Terra, que é o primeiro marceneiro (carpinteiro) que a história registra.

 

É possível ainda hoje encontrar registros de marcenarias que surgiram em meados de 1500 na Europa. Sendo assim uma das profissões mais antigas, até hoje a marcenaria é muito procurada e desde sempre sua principal função foi a fabricação de móveis como cadeiras, estantes, cômodas, guarda-roupa e outros utensílios.


Não existem informações detalhas sobre a história da marcenaria e como ela surgiu, o que sabemos, como já dito, é que ela é uma atividade antiga e que até hoje é muito comum. No geral os marceneiros eram homens muito criativos, até hoje essa profissão é de grande predominância de homens, mas atualmente muitas mulheres tem se destacado nessa área, pela sua habilidade e preocupação com detalhes.


Algo interessante desse tipo de profissão é que a marcenaria muitas vezes é passada de pai para filho. Hoje já existem escolas de marcenaria, mas mesmo assim os pais passam muito do seu conhecimento para os filhos e isso transpõem gerações. Não existe uma formação necessária para ser marceneiro, até hoje, existem muitos cursos e o marceneiro pode se aprimorar, principalmente para aprender técnicas novas, mas o mais importante nessa profissão segue sendo a sensibilidade e visão artística para que o projeto seja bonito e único sem deixar de cumprir sua finalidade.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E IREMOS ATÉ VOCÊ: (16) 99154-9970

bottom of page